Movimento Yakusoku

Após várias promessas, caras conhecidas e caras novas preparam-se para tomar a luz da ribalta aqui, na BakeSubs!

Após várias promessas, caras conhecidas e caras novas
preparam-se para tomar a luz da ribalta aqui, na BakeSubs!

Pergunta: “Podem fazer re-upload do anime X?”
Resposta: “Tencionamos relançar esse anime num futuro próximo, pois foi lançado quando ainda éramos uma fansub sem muita experiência, e por isso ficará indisponível até então. Contudo, prometemos tentar ser breves.”

Pergunta: “Quando tencionam começar o anime Y, que está na vossa página de projectos futuros há tanto tempo?”
Resposta: “Actualmente temos demasiados projectos activos e não temos disponibilidade para o começar, mas prometemos tentar começá-lo o mais depressa possível, assim que estivermos menos sobrecarregados.”

Aqueles que acompanham a fansub há mais tempo já devem ter sido confrontados com pelo menos um dos cenários acima descritos. Desde 2011, temos vindo a fazer promessas atrás de promessas que, até hoje, nunca foram cumpridas. Temos perfeita noção de que a culpa é nossa. Damos início a novos projectos que estão nos nossos planos há menos tempo, por serem mais recentes e estarmos mais entusiasmados por trabalhar neles, em vez de adiantarmos aqueles que, na realidade, a grande maioria de vocês quer ver na nossa fansub. Isto engloba animes por ser relançados, como Baka to Test to Shoukanjuu, por ser começados, como Toradora! e em suspensão, como Lucky Star.

Procurando ir, aos poucos, adiantando os projectos eternamente adiados, nasceu aquilo a que chamámos Movimento Yakusoku.

Mais do que um projecto, o Movimento Yakusoku (“promessa”, em Japonês) é um compromisso que nós, membros da fansub, assumimos para com vocês, nossos seguidores. Na sua essência, um compromisso de não começarmos novos projectos enquanto não terminarmos aqueles que temos prometidos há anos. Isto também não inclui, claro, os animes semanais que tivermos ao longo das temporadas.

O movimento teve o seu início no Verão de 2014, com o relançamento e continuação de Sora no Otoshimono, projecto que iniciámos em 2010 mas que ficou parado durante 4 anos. Segue-se uma lista dos restantes projectos incluídos neste movimento, que serão começados à medida que terminarmos os projectos que temos activos:

Projetos a ser começados
 The iDOLM@STERToradora

 

Projectos a ser recomeçados

Bakusou Kyoudai Let's & GoHyakka Ryouran Samurai Girls Lucky StarSaber Marionette J to XShakugan no Shana II

A partir de agora, à medida que formos terminando os projectos de fora da temporada que tivermos, daremos início aos projectos que fazem parte deste movimento. É, portanto, um movimento que começará lentamente mas que acabará por ganhar relevo ao longo do tempo.